Atendimento: Segunda - Sexta - 8:00 - 18:00
Apneia do Sono

APNEIA E DIABETES

Apneia do Sono aumenta a chance de ter Diabetes?


Apneia do Sono aumenta a chance de ter Diabetes? A apneia do sono é uma doença que acarreta muitos problemas para a vida da pessoa, pois pode atuar como causa ou consequência de determinadas condições. Neste ARTIGO, você conhecerá a relação da apneia do sono com o desenvolvimento do diabetes.

Um estudo realizado na Universidade do Instituto de Política de Saúde, Gestão e Avaliação de Toronto, no Canadá, descobriu que pessoas que sofrem com apneia do sono têm mais chance de desenvolver o diabetes. Mas, de que maneira essa relação se dá?

Qual a relação entre diabetes e apneia do sono?

A apneia obstrutiva do sono, tipo mais comum da doença, ocorre, entre outros fatores, devido ao relaxamento da laringe e da língua. Com isso, a passagem de ar se vê dificultada, impedindo que a respiração aconteça naturalmente.

O cérebro, ao perceber que o fluxo de oxigênio foi interrompido, aciona determinados mecanismos no nosso corpo para que possamos voltar a respirar. Acredita-se que esse processo de normalizar a respiração libere hormônios do estresse e que esses hormônios aumentariam os níveis de glicose no sangue.

Outro motivo que pode ter relação com o aumento da chance de quem tem apneia do sono desenvolver o diabetes é que, ao dormir mal, praticamente não entrando em sono profundo durante toda a noite, a pessoa não tem pique para praticar exercícios físicos, passando o dia cansada, irritada e até mesmo depressiva, e isso certamente ajudaria no desenvolvimento da doença.

Que cuidados devo tomar?

Tratar a apneia do sono ajuda na diminuição da resistência à insulina. Por isso, é altamente recomendado que se trate também a apneia e não somente o diabetes quando as duas doenças estão relacionadas. Ou seja, o tratamento contra a apneia do sono é visto como uma ferramenta de controle do diabetes.

Mas, há uma maneira que ajuda a prevenir as duas doenças. Sabe qual? Manter um estilo de vida com hábitos saudáveis: boa alimentação, prática de exercícios físicos regularmente e manutenção do peso ideal ou a perda de peso para quem precisa.


Referências