Atendimento: Segunda - Sexta - 8:00 - 18:00
Excesso de Peso

Entenda como o excesso de peso favorece o Ronco e a Apneia do Sono

Excesso de Peso


Muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono e, sem sombra de dúvidas, o principal deles é o ronco. Por sinal, o ronco é o principal sintoma de uma doença ainda mais grave, a apneia do sono. O que muitos não sabem é que a causa para o ronco, como sintoma da apneia do sono ou não, pode estar no excesso de peso.

Essa relação existe porque uma pessoa com sobrepeso apresenta gordura corporal excessiva, o que se torna visível ao se observar a gordura abdominal e o volume do pescoço, que geralmente são maiores que o habitual. Este excesso de gordura pode se localizar ao redor da faringe e na língua, contribuindo para reduzir a passagem do ar durante o sono.

Quando dormimos, o relaxamento muscular que ocorre, associado ao estreitamento das vias aéreas promovido pelo aumento da gordura ao seu redor, contribui de forma significativa para o ronco e apneia do sono, sendo considerado o principal fator de risco para o seu desenvolvimento.

Apesar de o porquê do sobrepeso causar distúrbios do sono ser algo relativamente fácil de compreender, a solução do problema não é uma tarefa tão simples.

Pessoas que roncam e sofrem com apneia do sono despertam inúmeras vezes durante a noite. Estes despertares, embora muitas vezes sejam inconscientes, impedem um boa noite de sono, o que causa cansaço, preguiça e fadiga durante o dia seguinte. Dessa maneira, a pessoa não se vê estimulada a perder peso e não tem pique nem vontade de praticar exercícios físicos para emagrecer.

A solução encontra-se, então, primeiro em diagnosticar e tratar os distúrbios do sono, possibilitando que a pessoa com excesso de peso possa descansar profundamente durante a noite, para que somente depois o excesso de peso seja tratado.

É importante lembrar que, pessoas com hábitos alimentares inapropriados e que levam uma vida sedentária, ainda que não sofram com excesso de peso, também estão mais propensos a desenvolver o ronco e a apneia do sono.


Referências