Atendimento: Segunda - Sexta - 8:00 - 18:00
Tratamento

Quais são os tratamentos para o Ronco e Apneia do Sono?

Quais são os tratamentos para o Ronco e Apneia do Sono?


Quais são os tratamentos para o Ronco e Apneia do Sono? A apneia do sono se caracteriza por interrupções abruptas da respiração que se repetem inúmeras vezes enquanto dormimos. Seu principal sintoma é o ronco, forte, alto e que, muitas vezes, é interrompido por engasgamentos. Não é raro que a pessoa se desperte devido ao barulho do seu ronco ou pela falta de ar. Neste ARTIGO, você conhecerá os principais tratamentos para o ronco e a apneia do sono.

Tratamento Clínico

O tratamento clínico é indicado quando o paciente não tem alterações ou não apresenta condições físicas de ser submetido à intervenção cirúrgica.

CPAP

O CPAP tem o objetivo de impedir que a faringe se feche durante a respiração. Para isto, uma máquina acoplada a uma máscara emite pressão contínua de ar para dentro da boca ou do nariz. Sua eficácia é bastante positiva, e as consequências diurnas da apneia do sono desaparecem.

Aparelho Intraoral

O aparelho intraoral é feito sob medida, para que o seu encaixe nos dentes superiores e inferiores se dê de maneira mais confortável possível. Ele reposiciona a mandíbula, a musculatura orofaríngea e, dessa maneira, ajuda na desobstrução das vias aéreas superiores.

Sua maior indicação é para casos de ronco sem apneia do sono ou com quadros moderados da doença. A maior vantagem do aparelho intraoral é que o tratamento é facilmente reversível e não é nem um pouco agressivo.

Tratamento Cirúrgico

São muitos os tratamentos cirúrgicos que podem ser recomendados para o ronco e a apneia do sono, desde os mais simples até os mais complexos. A escolha dependerá da avaliação do profissional para cada caso em particular.

Uvulopalatofaringoplastia

Este é o tratamento que visa à retirada do excesso de tecidos moles da garganta, entre eles, a úvula (campainha) e o palato mole (céu da boca).

Bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é uma das opções possíveis no tratamento da apneia do sono. Ela consiste na alteração do esqueleto facial, que irá ampliar as vias aéreas superiores e, dessa maneira, impedir sua obstrução. A estabilidade a longo prazo é um diferencial deste procedimento, com altas taxas de sucesso.

Faringoplastia Expansora

É uma cirurgia realizada na garganta que tem mostrado excelentes resultados em pacientes com apneia obstrutiva do sono em que a obstrução é no sentido latero-lateral.

Septoplastia e Turbinectomia inferior

Ambas são realizadas no nariz, a primeira corrige o desvio da parede que separam uma narina da outra, chamada septo; e a segunda remove parcialmente as conchas nasais, que podem estar atrapalhando a passagem de ar.

Como dissemos no começo deste artigo, são muitos os tratamentos existentes para o ronco e apneia do sono. Como saber qual é o ideal para o seu caso? Agende uma consulta na Tratamento Ronco e Apneia, nós contamos com excelentes profissionais altamente capacitados para fazer você parar de vez de roncar e voltar a ter qualidade de vida, e de sono também!

Por isso, se suspeitar da doença, procure a Tratamento Ronco e Apneia para fazer os exames e ter de volta seu sono com qualidade.


Referências