Atendimento: Segunda - Sexta - 8:00 - 18:00
O que é?

Ronco e apneia do sono

Ronco e Apneia - O que é?


Fazer barulho à noite não é normal! No passado, roncar era tido exclusivamente como um problema social. No entanto, o ronco pode esconder algo grave, que são pausas respiratórias, conhecidas como apneias da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Essas interrupções da respiração decorrem do fechamento completo ou incompleto da nossa faringe durante o sono. A cada pausa, pode ocorrer falta de oxigênio em nosso organismo e consequente despertar, justamente para fazer a pessoa voltar a respirar. Como consequência o sono fica fragmentado e leva à sonolência diurna excessiva.

Dentre os mecanismo que nosso organismo utiliza para combater estas pausas respiratórias, há uma grande descarga de adrenalina. Com isso, o coração dispara, a pressão arterial sobe, promovendo uma modificação súbita do nosso sistema cardiovascular. Imagine isto acontecendo 10, 20, 30 vezes ou mais por hora de sono? Consequentemente, a apneia é considerada fator de risco importante para hipertensão arterial, infarto cardíaco, derrame cerebral, morte súbita, dentre outras doenças.

Quando ocorre em crianças, isto acarreta ainda outro problema: alteração na liberação do hormônio de crescimento (GH). Somente no sono profundo este hormônio é liberado na circulação sanguínea. Logo se a criança não dorme adequadamente, pode sofrer alterações de crescimento.